segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Centro Histórico abriga as primeiras igrejas da região

Em poucos metros de caminhada é possível contemplar a diversidade religiosa do local

O Centro Histórico de Curitiba é rico em diversidade cultural. Encontramos por lá pessoas de vários estilos, bares e músicas para todos os gostos e uma feira com grande variedade de produtos. Tudo isso agrega ao local um valor imensurável. A beleza também está nas antigas construções. Entre as casas e palácios podem-se avistar as igrejas, cada uma com sua história contemplando varias religiões. 

Basílica Menor Nossa Senhora da Luz

A mais antiga igreja do Centro Histórico é a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz ou como é conhecida pelos curitibanos, Catedral Metropolitana de Curitiba. A primeira igreja edificada foi construída de pau a pique em 1668, demolida mais tarde para ser sede da Câmara Municipal que também foi demolida para a construção da atual Catedral que ocorreu entre 1876 e 1893. A igreja foi construída em estilo gótico romano, inspirado na Catedral da Sé de Barcelona, na Espanha. As pinturas existentes são dos artistas italianos Carlos Garbaccio e Anacleto Garbaccio. Em 2012 foi finalizada a mais profunda e detalhada restauração do templo, devolvendo-lhe as cores originais. Nesta reforma, alguns detalhes até então desconhecidos ou esquecidos foram descobertos. 

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas

A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas foi construída em 1737, recebeu esse nome após a chegada da Ordem de São Francisco em 1746. O local abrigou um convento franciscano de 1752 a 1783 e no século 19 foi a paróquia dos imigrantes poloneses. No ano de 1834, uma parte da igreja desmoronou, só tendo sido  completamente restaurada em 1880, com a visita do imperador D Pedro II. A torre da igreja e a instalação dos sinos foram concluídas em 1883, nesta época a igreja era freqüentada por imigrantes alemães. Após ser tombada em 1965, a Igreja da Ordem sofreu nova restauração de 1978 a 1980. Em1981 passou a abrigar o Museu de Arte Sacra que fica em anexo da igreja da ordem. O museu guarda peças oriundas de diversas igrejas de Curitiba. Hoje a igreja da ordem, conta com muitos fieis, atualmente é celebrado missa duas vezes ao dia em horários alternados.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito

A Igreja do Rosário foi tombada pelo município de Curitiba, ela é uma UIP (Unidade de Interesse de Preservação), pois mantêm as características da arquitetura neocolonial da cidade. A primeira Igreja do Rosário foi construída por e para os escravos. Foi o terceiro templo de Curitiba, inaugurado em 1737 com o nome de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito. Com a abolição da escravatura passou a ser conhecida como Igreja dos Mortos e atualmente também é conhecida por Santuário das Almas. O título é originado da tradição de realização das missas, quando a igreja era o caminho natural para os cortejos fúnebres em direção ao Cemitério Municipal. A sua fachada atual ainda tem azulejos da igreja original. Seu interior abriga azulejos portugueses.
Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

A IPIB (Igreja Presbiteriana Independente do Brasil) é uma igreja que tem suas raízes na Reforma Protestante do século XVI com orientação calvinista. Foi fundada em 31 de julho de 1903 por um grupo de sete pastores liderados pelo Rev. Eduardo Carlos Pereira de Magalhães.

Templo Hare Krishna 

O Movimento Hare Krishna ou ISKCON (Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna), representa fielmente a mais antiga civilização e tradição religiosa de que se tem conhecimento, a cultura Védica, ou Vaishnava. Essa tradição é monoteísta com milhões de seguidores na Índia e no Ocidente. Cultiva a devoção à Suprema Personalidade de Deus, conhecida como Krishna ou Vishnu. Embora ISKCON tenha se estabelecido no ocidente apenas em meados dos anos sessenta, suas raízes se estendem a milhares de anos. O estilo de vida e crenças filosóficas praticadas por seus membros baseiam-se nas escrituras védicas milenares, tais como os Vedas, Upanishads, Puranas e o Bhagavad-gita, o principal livro do Movimento Hare Krishna.

Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib 

O local surgiu da necessidade da comunidade árabe na ter um espaço sagrado para as orações. A mesquita foi inaugurada em 1972 e o período construtivo durou dois anos. O projeto arquitetônico foi elaborado pelo cristão de origem árabe Kamal David Curi. A estrutura conta com uma cúpula central ladeada por duas torres denominadas minaretes e orientadas em direção à cidade sagrada de Meca. No interior há escritórios, biblioteca, anfiteatro e decoração produzida através de doações realizadas pela comunidade muçulmana e empresários árabes da região.

As visitas em maior número acontecem aos domingos das 10h às 13h30. Há algumas recomendações, como a entrada sem calçados e o uso do véu no caso das mulheres. A Mesquita de Curitiba disponibiliza o objeto caso o visitante não possua. Um dos destaques é que o local concilia o ambiente entre os frequentadores das vertentes sunita e xiita.

O Centro Histórico revela, por trás das antigas construções, intrigantes ruas estreitas e calçadas de paralelepípedos, uma história repleta de memória que vale a pena ser preservada, conhecida e divulgada. 


Por Camila Babeto
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Páginas

Copyright © Capital da Notícia - Centro Histórico | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes