sábado, 29 de novembro de 2014

Por que o Centro Histórico?


Foto:Caroline Silva 

A questão da prostituição no Centro Histórico pode ser explicada por três fatores:
1) as prostitutas do centro histórico são mulheres acima de 35 anos, por isso o valor do programa é menor do que nas casas noturnas;
2) as prostitutas dessa faixa etária supracitadas trabalham durante o dia no centro histórico, visto que há uma presença de prostitutas mais novas durante a noite;
3) o público dessas profissionais do sexo são transeuntes, dependentes químicos e desempregados.
Além disso, é importante observar que: igualmente às outras profissões, a prostituição também é um tipo de venda da força de trabalho na medida em que ela proporciona a satisfação sexual ao seu cliente.
Para Karl Marx, as condições da venda da força de trabalho são duas: a) um ser humano que possuía a capacidade de trabalho, ou seja, que esteja disposto em vendê-la; b) o vendedor deve ser livre. Contudo, a remuneração oriunda da venda da força de trabalho depende da especialização – profissionalização – e da demanda – à procura. Neste caso em questão, a profissional do sexo acima de 35 anos pode ter a especialização - mão de obra qualificada -, destarte ela não terá um demanda, porque o seu corpo envelheceu e perdeu algumas características de um corpo jovem.
A situação profissional de uma prostituta é similar a de um jogador de futebol, na medida em que acontece o envelhecimento, a perda da juvenilidade enquanto potência, força física e forma. Considerando o que já foi dito, os clientes das prostitutas do Centro Histórico é formado por transeuntes, dependes químicos e desempregados, visto que tal grupo não possui condições financeiras para contratar a força de trabalho de outras profissionais do sexo. Por fim, a prostituição no Centro Histórico de Curitiba pode ser explicada pelo fator da demanda, que também não permite que tais prostitutas, exceto em casos raros, possam vender a sua força de trabalho noutros lugares.

Por Jorge Conceição, professor e filósofo
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Páginas

Copyright © Capital da Notícia - Centro Histórico | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes