sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Caixa Cultural de Curitiba apresenta a exposição Esporte Movimento

Cerca de dois mil artefatos históricos esportivos estão em exibição na Caixa Cultural de Curitiba. A exposição Esporte Movimento já passou por São Paulo e vem à cidade trazendo as mais variadas relíquias do âmbito esportivo ao redor do mundo. Entre elas estão medalhas, fotografias, cartazes, taças e moedas, assim como documentos importantes. 

O dono de todo o acervo, Roberto Gesta de Melo, foi influenciado pelo avô materno, Manoel Barbosa Gesta, um exímio especialista no assunto. Em 1980, no Rio de Janeiro, o então menino recebeu um dos mais completos conjuntos de peças esportivas que pertenceu ao Dr. Plínio Ricciardi. Gesta resolveu guardá-las em sua galeria, denominada por ele "Galeria Olímpica". 

Durante a preparação do evento confrontou-se com problemas de tempo e espaço. A disposição física da exposição limitava o número de peças a serem exibidas, tornando necessária uma seleção rigorosa que lhe rendeu 10 meses de trabalho em período integral. "A razão de ser primordial do acervo é propiciar aos interessados na pesquisa dos fatos esportivos o acesso a documentos, livros, periódicos e itens em geral", diz Gesta. Segundo Victor Andrade de Melo, coordenador do grupo de pesquisa “Sport” (Laboratório de História do Esporte e do Lazer), o desejo é que "a exposição seja como um grande espelho, no qual cada um de nós possa se ver a partir de ricas imagens", diz. 

A exposição recebeu a visita de várias escolas, entre elas a Escola Municipal Irmã Dulce. Segundo a professora Ana Maria Soares, o evento permite que as crianças tenham contato com o esporte de maneira mais intensa. “É perceptível o interesse deles ao ver os objetos, as fotos e medalhas. Acho importante mostrar as várias faces do esporte, historicamente também”, disse. O Instituto Paranaense de Cegos também esteve na exposição. A estrutura foi montada pensando em acolher todos os públicos, inclusive deficientes visuais e físicos, equipando os monitores do evento para auxiliar na locomoção e leitura do legado de Roberto Gesta de Melo.

Vista por mais de 9.500 pessoas em São Paulo, a exposição fica na cidade até o dia 30 de novembro, de terça a domingo, das 9h às 19h e a entrada é gratuita. A Caixa Cultural está na Rua Conselheiro Laurindo, 280, no centro de Curitiba.

Por Franciele Fries
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Páginas

Copyright © Capital da Notícia - Centro Histórico | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes