segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Conheça o funcionamento da Feira Livre do Largo

Foto: Fernando Garcel

Faça chuva ou faça sol, curitibanos e turistas aproveitam a diversidade de produtos artesanais expostos no Centro Histórico. A feira livre abriga 1240 barracas aos domingos das 8h às 14h. Os feirantes, em sua maioria, são expositores exclusivos da Feira do Largo da Ordem, como é popularmente conhecida.
Para ter um espaço na Feira do Largo, o comerciante interessado deve protocolar um pedido junto ao Instituto de Turismo de Curitiba com seus dados pessoais e fotos dos produtos que serão comercializados. Após a solicitação, uma Comissão de Avaliação, especializada em artesanato, analisa os pedidos e os classifica levando em consideração a qualidade e originalidade dos produtos oferecidos, como também, suas características artesanais. Um requisito fundamental para o ingresso de um novo feirante é ser feirante em uma das 23 feiras livres que ocorrem nos bairros durante a semana.
Quando o interessado consegue espaço na feira, paga à prefeitura de Curitiba uma taxa simbólica de R$140 ao ano e os custos da montagem e desmontagem das barracas, que somam R$25 por semana, segundo a feirante Mirian Cristina Santos que, há 20 anos produz tricôs e tapetes pintados à mão.

Segundo a coordenadora de feiras de artesanato de Curitiba, Marily Pires Lesnau, atualmente existe cerca de 200 protocolos em espera. Os pedidos já foram analisados e classificados, mas o principal problema é aguardar o surgimento de uma vaga e depois localizar o antigo interessado. “Quando a vaga surge e achamos o material legal, às vezes, não localizamos o feirante ou ele já não tem mais interesse”, cita Marily, o que demonstra que há um rígido processo para a participação na feira, o que exige paciência dos interessados.

Por Fernando Garcel



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Páginas

Copyright © Capital da Notícia - Centro Histórico | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes