segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Programa de incentivo à leitura transporta jovens ao mundo dos livros


Foto: Franciele Fries

O programa "Curitiba Lê" abrange e gerencia 13 espaços públicos de acervo literário na cidade, entre eles, as Casas, o Bondinho e a Estação da Leitura. Além disso, o programa também oferece diversas ações gratuitas mediadas no campo da literatura, como rodas de leitura e conversação, tanto nos espaços como em Instituições parceiras na comunidade.
Situada no Largo da Ordem, a Casa da Leitura Dário Vellozo possui um acervo repleto de obras que despertam a imaginação de pais e filhos. “A leitura é importante, pois, de certa forma, humaniza a criança e o adolescente a crescer como um ser humano mais sociável, além de instigar o domínio da língua”, diz Marcelo Mota, analista de sistema, frequentador de casas de leitura há aproximadamente três anos e pai de dois filhos, Laura de 11 e André de 8 anos.
Os livros contemplam também os estudantes do vestibular, como Bianca Rocha, 17 anos, estudante do Colégio Tiradentes. A adolescente optou pelo curso de Fisioterapia, e se diz interessada pela leitura. "O contato com a língua portuguesa é extremamente importante para uma boa redação”. Ela acredita, por experiência própria, que os jovens de sua faixa etária não tenham contato com a literatura por falta de incentivo dos pais e educadores.
O objetivo do projeto é funcionar como um centro de estudos e pesquisas voltado à leitura, assim, atraindo a população curitibana, instigando hábitos diferentes. “É necessário estabelecer espaços de troca, de diálogo e de contato com a literatura através do prazer que esta nos pode proporcionar”, afirma Alisson Fryer Dissenha, mediador de leitura da casa.

Por Franciele Fries
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Páginas

Copyright © Capital da Notícia - Centro Histórico | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes