quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Mesmo com algumas dificuldades Largo da Ordem recebe muito bem deficientes físicos


Foto: Caroline Silva
Ponto turístico da capital, o Largo Coronel Enéas, mais conhecido como Largo da Ordem, abriga vários exemplares da arquitetura dos séculos XVIII e XIX. Seus prédios antigos atualmente funcionam como bares, restaurantes e centros culturais como o Memorial de Curitiba, o Solar do Rosário ou o Bar do Alemão. Mas será que toda essa história e cultura podem ser vista de perto por deficientes físicos?
O calçamento de paralelepípedos feito no século XIX pode ser um desafio para quem planeja passear por lá, mas não é um impedimento, já que as calçadas possuem guias rebaixadas para facilitar o acesso de cadeirantes. Prédios históricos como o Solar do Rosário e o Memorial de Curitiba possuem rampas de acesso e estrutura adaptada para receber deficientes. Alguns bares da região também contam com rampas e acessos facilitados, um exemplo é o bar The Farm, localizado em frente à Praça Garibaldi. Os bares que não possuem rampas de acesso facilitam a estadia de cadeiras de rodas porque as mesas ficam em frente ao estabelecimento.
O cadeirante Victor Valentim de Bastos, 65 anos, veio para Curitiba a passeio e disse estar satisfeito com os acessos para deficientes na cidade. “Aqui no Largo da Ordem a única coisa que dificultou o meu deslocamento foi a calçada, mas como é uma região histórica da cidade é normal”. Bastos completou falando que mesmo com a dificuldade nas calçadas conseguiu visitar os prédios da região.
Em 2013, foi lançado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) um plano de revitalização do setor histórico, mas o projeto para o calçamento não faz parte do projeto. Segundo a Secretária Municipal de Urbanismo as calçadas do Largo da Ordem passam por reparos constantemente, para evitar que elas precisem ser trocadas e assim manter o lado histórico. 


Por Caroline Silva 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Páginas

Copyright © Capital da Notícia - Centro Histórico | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes