sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Falta de conservação prejudica as estruturas dos edifícios no Centro Histórico de Curitiba

Foto: Gabriela Silva Andreatta - Depredação de imóveis desvaloriza Centro Histórico de Curitiba

Edifícios do Centro Histórico sofrem com falta de conservação, infiltrações e desgastes. Eles estão localizados nas ruas XV de Novembro, Barão do Rio Branco, nos antigos caminhos da cidade, nos arredores da Catedral e em direção ao Largo da Ordem. São construções do século passado e retrasado que carregam a responsabilidade de contar a história de Curitiba nessa época.

O problema é que essas construções, marco da cidade, estão em ruínas e abandonadas, algumas mal cuidadas e outras apenas vazias e daqui alguns anos já não terão mais como exercer o seu papel. Profissionais alertam para a urgência em preservá-las antes que Curitiba perca a identidade.

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou o projeto Marco Zero de redução do IPTU, que concede incentivos fiscais para comerciantes e moradores que restaurarem imóveis na região do Paço Municipal, no Centro. O projeto Marco Zero prevê descontos de 50% a 100% no pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), conforme a situação dos imóveis reformados. Também está prevista isenção do Imposto Sobre Serviço (ISS), do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis por Atos Intervivos (ITBI), das Taxas de Licença para Execução de Obras e de Vistoria de Conclusão de Obras.

O projeto de incentivo busca trazer novas atividades e moradores as áreas, principalmente, das ruas Riachuelo e São Francisco, da Praça 19 de Dezembro e do Passeio Público. O projeto também inclui o quarteirão ao lado da Praça Tiradentes, formado pela praça e pelas ruas José Bonifácio, Nestor de Castro e Rua do Rosário.

Poderá ser concedida redução de IPTU aos proprietários de novas edificações ou aos que realizarem restauro ou reformas, e promovam a ocupação de acordo com o uso definido no projeto aprovado.
 

   Por Gabriela Silva Andreatta 

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Páginas

Copyright © Capital da Notícia - Centro Histórico | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes